quarta-feira, 29 de março de 2017

Frango à Brijas

Saí da casa dos meus pais aos 23 anos e das coisas que guardo mais saudades é dos cozinhados da minha mãe.

Acho que as mães têm um tempero a cozinhar que marca os filhos, espero estar a passar o mesmo aos meus rebentos. 
E a minha mãe sempre trabalhou, por isso dizia que era a mulher eléctrica, em menos de nada tinha uma refeição pronta. Também dizia (ainda diz) ser mágica - conseguia sempre encontrar algo que nós não achávamos. Ainda hoje faz isso e estou para descobrir como...

Mas voltando à cozinha, a minha mãe é sinonimo de salsichas enroladas em couve-lombarda, em iscas com tirinhas de bacon, em lasanha de bacalhau, em massas com chouriço e estou para aqui quase a salivar de me lembrar... 

Um dos meus pratos preferidos era o frango com esparguete, que depois de já ter a minha própria casa pedi para me ensinar a fazer. E assim, carinhosamente, apelidei de "Frango à Brijas".

É um prato de fácil execução, rende imenso e é tão saboroso!



Frango à Brijas

Ingredientes:

  • 1 frango do campo partido em pedaços pequenos
  • Vinho branco
  • 2 cebolas
  • 1 limão
  • 1 folha de louro
  • Esparguete
  • sal qb
  • azeite qb
  • alho em pó qb

Preparação:

Se conseguirem, na noite anterior à confecção do frango deixem-o a marinar. Eu coloquei em vinho branco, um limão às rodelas, a folha de louro, sal e alho em pó.


Para cozinhar, comecem por fazer um refogado com 2 cebolas picadas, um generoso fio de azeite e um pouco do caldo da marinada. Quando a cebola já estiver a alourar coloca-se o frango, e o resto da marinada em lume médio-baixo, e vai-se mexendo para cozinhar de forma homogénea. 

O meu frango como era grande demorou cerca de 1 hora a cozinhar na totalidade, se fosse a minha mãe tinha despachado a coisa em metade do tempo. 

O grande truque deste prato é o passo seguinte: retirar o frango para uma travessa mas na mesma panela, cozinhar o esparguete. Adicionar a água, de preferência já quente, sal e quando tiver a ferver o esparguete.

O que acontece é que o esparguete é cozinhado no refogado do frango, com a cebola já caramelizada e assim tende a ficar mais escuro e com mais sabor.
Eu gosto do esparguete al dente, por isso 8 minutos a ferver é suficiente, e por final escorrer a água

Depois basta envolver o frango no esparguete. Cá em casa rende imenso, dá para 2 jantares e suja apenas uma panela - a senhora que arruma a cozinha (euzinha) agradece.

Mãe e aquele bolo de chocolate e coco? Ou o pudim com palitos la reine? Ah pois. a dieta... 😛😜😝


Sem comentários:

Enviar um comentário