terça-feira, 18 de julho de 2017

Bolo de Banana e Alfarroba

Tenho andado entretida /mergulhada/ completamente dedicada aos filhos e (ao pouco) que consigo fazer por casa, e os dias têm se passado. E já estamos a meio de Julho. Como é possível ???

Já por aqui mencionei que a velocidade do tempo me assusta, mas isso será assunto para outro artigo, assim, hoje venho partilhar um bolo super fácil de fazer, que parece um autêntico bolo de chocolate, mas que não leva chocolate! 😝


Estou cada vez mais fã de usar bananas maduras por forma a adoçar um bolo, tal como já tinha partilhado neste bolo. E continuo a substituir determinados ingredientes de modo a tornar as receitas menos calóricas.

Aqui vamos 😀😀

Ingredientes:

  • 4 bananas bem maduras
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 200 gr farinha integral
  • 30 gr farinha de alfarroba
  • 2 colheres de sopa açúcar de cana não refinado*
  • 4 colheres de sopa iogurte grego magro
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • chocolate negro para polvilhar (opcional)

* Em relação ao açúcar de cana não refinado, é um produto novo que a minha querida tia me trouxe de Espanha, não sei se se comercializa no nosso país. Estava cheia de vontade de o experimentar, é açúcar é verdade, mas parece-me ser uma opção menos má. Poderá ser substituído por açúcar mascavado ou amarelo, ou até mesmo não utilizar qualquer tipo de açúcar. 


Preparação:

Os meus bolos primam pela simplicidade.
Colocar no copo da Bimby, os ovos, as bananas, o óleo de coco, o açúcar e o iogurte. Programar 20 segundos na velocidade 5 e ir aumentando até à 7, para garantir que tudo fica homogéneo.
Adicionar os restantes ingredientes (farinhas e fermento) e programar mais 20 segundos na velocidade 6.

Para dar um toque especial, coloquei chocolate negro ralado no fundo da forma e só depois a massa. Todos os que viram, acreditaram piamente ser um fantástico bolo de chocolate. 
Levar ao forno pré-aquecido nos 180º, durante cerca de 40 minutos.
Fica mesmo muito bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário