terça-feira, 5 de setembro de 2017

Bolo de Amêndoa com Ovos Moles

Este ano tive a sorte de me cantarem os parabéns três vezes, e em todas as vezes tive um fantástico bolo para servir de pretexto às velas.

O meu orgulho é ainda maior quando penso que todos os bolos foram feitos por mim. Podem não ter uma decoração espectacular, um formato extraordinário, mas têm o ingrediente mais importante: toneladas de amor e carinho na sua confecção. Saiu tudo do forno cá de casa.

Depois do bolo bomba de chocolate e coco que partilhei aqui, e do bolo de milho que estava tão bom aqui, dediquei-me por último a um Bolo de Amêndoa com recheio e cobertura de Ovos Moles.

E que posso eu vos contar sobre este bolo? É muito bom!!! No entanto, penso que poderá ser ainda melhorado se se adicionar mais quantidade de amêndoa.


Se formos avaliar o bolo pelo aspecto nota-se perfeitamente: é home made, e como disse uma querida amiga: "é um aspecto rústico". 😀😀
Mas vou melhorando a coisa e tentando sempre, aqui fica a sugestão.

Bolo de Amêndoa

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 200 gr de amêndoa
  • 200 gr manteiga
  • 200 gr açúcar
  • 150 gr farinha
  • 1 colher chá fermento em pó
A receita do bolo foi retirada deste link, que me serviu como ponto de partida. 


Preparação:

Começar por triturar as amêndoas, 30 segundos na velocidade 6 e reservar.
No copo juntar o açúcar, os ovos e a manteiga e programar 5 mins, temp. 37 velocidade 3. No final colocar a borboleta e programar mais 5 minutos na velocidade 3.
No final retirar a borboleta e colocar a farinha, o fermento e a amêndoa reservada, 30 segundos na velocidade 4.

Leva-se ao forno, durante cerca de 40 minutos, a 180º. 
Costumo dividir a massa e colocar em duas formas exactamente iguais para depois facilitar a montagem.

Ovos Moles

Apesar de já ter a Bimby há uns 8 anos (como o tempo passa!), confesso que nunca tinha experimentado fazer ovos moles. Mas fiquei rendida!!!!

É tão fácil de fazer e fica um recheio/ cobertura óptimo!!!! 
Usei a receita do livro base que me pareceu mais adequado, pois no link que mencionei achei um exagero o número de gemas usado.

Ingredientes:
  • 250 gr açúcar
  • 140 água
  • 8 gemas
  • Amêndoa laminada (opcional para decoração final)

Preparação:

Colocar a água e o açúcar no copo da bimby e programar 20 minutos, temp. varoma velocidade 1.
Entretanto separar as claras da gemas. No final do tempo deixar arrefecer um pouco e deitar um pouco do caldo nas gemas e mexer.
Para terminar, colocar a borboleta e programar 5 minutos, temp. 100 velocidade 1 e ir adicionado pelo bucal em fio as gemas. 

Depois de feito retirar logo e deixar arrefecer por completo.

Montagem:

Coloquei uma camada de massa de bolo, recheio de ovos moles e amêndoa laminada, e outra camada de massa. Mais ovos moles e a restante amêndoa.
O que acham? Eu fiquei orgulhosa!



Sem comentários:

Enviar um comentário