domingo, 19 de novembro de 2017

18 Meses de Alex e as Mudanças

Este mês é duplamente especial, o meu André fez 5 anos e o meu Alexandre completou 18 meses - ano e meio do meu segundo filho.

Chegaste aos 11 kilos e 83 cm, és um mini-homem em formação. Já tens personalidade, sabes bem o que queres e melhor ainda o que não queres. Adoras esparguete e fruta, o peixe cozido deitas para o chão.

De repente andas e corres tudo, como se tivesses pressa em descobrir o mundo. Ver-te a dançar ou a brincar com o mano enche-me o coração de alegria e amor, fico ali a ver-vos e a contemplar as minhas mais belas criações. 

Custa-me acreditar que já cresceram tanto, que saíram de mim e já estão ali a brincar, autónomos e independentes numa série de coisas.

Ao contrário do mano, chegaste aos 18 meses sem proferir nada, falar não é propriamente objectivo teu, ainda não tens essa necessidade porque te conheço tão mas tão bem que basta olhar para ti para saber o que pretendes.

Ambos tivemos o enorme privilegio de ficar juntos desde que nasceste, são 18 meses de uma partilha pura, de um convívio intenso, conheço-te como a palma da minha mão. 
Mas sei que tens de crescer, quero parar e começar a olhar para ti como um menino e deixar a ideia do meu bebé de parte - por muito que pense que ambos serão eternamente os meus bebés.

Por isso é altura de tomar algumas medidas, de deixar a cama de grades e passar para a cama inferior do estúdio no quarto do mano; de deixar a banheira pequena e começar a tomar banho como os grandes e partilhando da companhia do "mani" como tu carinhosamente chamas; de deixar a cadeirinha de refeições e passar para um assento a colocar numa cadeira normal.

É altura acima de tudo de fazermos o desmame um do outro, no seu sentido mais literal. São 18 meses de maminha, em livre demanda desde que não interfira com as refeições principais. 
São muitos e longos meses a adormecer numa dependência de calor mútuo, de sentir-te sempre ao meu colo, no teu porto mais seguro.

Hoje não mamaste à noite pela primeira vez desde que nasceste, e apesar de sentir uma grande vitória, uma parte de mim está tão triste. É o confirmar do teu crescimento, do inicio da tua independência, é indiscutivelmente o melhor para nós e principalmente para ti.
Que este vício faz com que nenhum de nós se lembre o que é dormir uma noite seguida há um ano e meio.

São meios para atingir um fim que eu acredito, muito piamente, que serão tempos de felicidade e amadurecimento para todos.

Os meus bebés... que afinal já não são assim tão bebés. Os meus meninos.

Sem comentários:

Enviar um comentário